Embaixador destaca interesse de universidades da Bélgica em parceria com a UESC
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Adélia Pinheiro, recebeu a visita do embaixador da Bélgica, Claude Misson. Durante o encontro foi discutida a possibilidade de parceria acadêmico-científica com universidades daquele país.
Esta foi a primeira vez que o embaixador belga visitou Universidade. O diplomata elogiou a participação da UESC na Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), encerrada no dia 22 de junho, quando foram visitadas, pelos reitores brasileiros, dez universidades belgas, flamengas e francófonas e destacou a qualidade de ensino e pesquisas que são praticadas na UESC.
De acordo com Claude Misson, a Bélgica foi o país que mais ofereceu vagas aos estudantes brasileiros de nível superior nos últimos quatro anos.Tem interesse em desenvolver parceria na área de cooperação científica, técnica e acadêmica com a UESC." O nosso objetivo é estabelecer boas relações e nos colocamos à disposição para colaborar " afirmou o embaixador."
Segundo o representante belga, os setores prioritários de Ciência e Tecnologia, serão Biotecnologia, Veterinária, Agronomia e outros. "A Bélgica se destaca entre os principais investidores no Brasil e as universidades belgas têm grande interesse em intensificar as relações com as universidades brasileiras. Temos grande interesse em intensificar as relações com as universidades brasileiras, principalmente na execução do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que tem como principal meta promover o intercâmbio de alunos brasileiros às universidades belgas, com bolsas de estudos no exterior”, ressaltou.
Em 2011 foi lançado o primeiro edital para intercâmbio na Bélgica. A previsão é que a partir do próximo ano sejam abertos novos editais para alunos de graduação de universidades brasileiras, com duração de seis a doze meses. Os alunos de doutorado também podem ter acesso às universidades belgas com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Caps) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ainda em Ilhéus, o embaixador teve a oportunidade de conhecer o IV Festival Internacional do Chocolate realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Além de degustar os diversos sabores dos produtos expostos nos estendes, conheceu as novas tecnologias para o setor, expostas na Feira do Chocolate, conversou com empresários e interagiu com atores e frequentadores do evento.
Finalizando, frisou que o seu país já tem acordos de cooperação técnica com o Brasil na área de transporte, como gestão de portos e hidrovias e pretende ampliar o leque de parcerias. "Só tenho a agradecer.Foi uma experiência maravilhosa, é uma região belíssima", relatou.